Como a palavra indica é a forma de escalada mais associada à competição, ao lazer e às paredes artificiais. Escalam-se vias até 30m de altura com corda de segurança e com equipamento fixo na parede para suspender as cordas. Os factores de risco neste tipo de escalada estão muito controlados, permitindo que o praticante se concentre mais na dificuldade da progressão do que nas questões de segurança.
Nas escolas de escalada e muros artificiais o objectivo principal é a superação da dificuldade (grau) e não a aventura. Esta vertente da escalada, geralmente intitulada de escalada desportiva, não está isenta de risco, mas na maioria das vezes este resulta da utilização inadequada do equipamento, de inexperiência dos escaladores, ou de queda de pedras.
- Escalada à Frente ou a Abrir
O escalador progride colocando expresses nos pontos de protecção (plaquetes) e a corda nestes.A queda terá, no caso do escalador estar acima do último ponto de protecção, o dobro da distância percorrida acima daquele.
O escalador terá de passar a corda no "top", para que na descida possa recolher todos os expresses colocados nas plaquetes.
André na Speed Karachi
-Escalada em Top-rope
Depois de passada a corda no top, encordoa-se o escalador na sua ponta.
O segurador coloca o aparelho de segurança na outra parte da corda e vai retirando a folga, mas sem içar o escalador.
Bernado no 1º Furo
Muito boa primeira experiência num lugar de natureza mágico e boa companhia !
ResponderEliminarUma tarde bem passada até com direito a arco iris.
Com certeza a repetir.
Obrigado
Bernardo